Muitos já sabem, porém também há uma grande quantidade de pessoas, inclusive do ramo, que não tem conhecimento sobre o que é Biomimética, do que ela trata, quais os seus conceitos, etc. Embora esteja sendo tratado com maior destaque apenas recentemente, esse método de criação modelado por exemplos já conhecidos da natureza trazem cada vez mais possibilidades de experimentação e proximidade entre o ser humano e o seu entorno. Como diz a biomimeticista Janyne Benius a Biomimética “é uma ciência que estuda os modelos da natureza e depois imita-os ou inspira-se neles”. E é isso que criativos do mundo todo têm feito, visto na natureza formas e soluções para empregar em criações e projetos de utilidade humana.
Como na natureza as linhas retas são praticamente inexistentes, o produto criado através da Biomimética sempre conta com formas orgânicas e, muitas vezes, mais “rebuscadas”. Como foi dito aqui mesmo no site, no post Biomimética, conheça uma das áreas de mais potencial no Design essa ciência não se aplica apenas ao design de produto, mas também em outras áreas criativas como no design de moda, arquitetura, entre outros.
E quem pensa que esse estudo estrutural e estético da mãe natureza vem de atividades recentes, se engana. Um belo exemplo de arte inspirada pelas formas naturais são as obras do arquiteto espanhol Antoni Gaudí (1852-1926), que têm Barcelona como sua principal vitrine de exposições, abrigando grande parte de seus feitos que até hoje são referências quando o assunto é inspiração na natureza.
Com o passar dos tempos a necessidade de adaptação e cuidado na hora de criar peças originais, sejam elas de qualquer área, se tornou ainda mais necessária, e a Biomimética passou a ser mais presente no universo criativo de pessoas do mundo todo.
O estádio nacional de Pequim, que abrigou os Jogos Olímpicos de 2008, tem esse apelido devido a sua estrutura de ferro e aço que se entrelaça por toda a sua superfície externa, fazendo-o semelhante a um ninho de pássaros. O canal National Geographic fez um episódio inteiro do programa Obras Incríveis sobre ele, e se você tiver interesse em arquitetura ou simplesmente for um curioso, pode assistir aqui.
Nos dias atuais a preocupação com o uso correto de materiais, a sustentabilidade e aplicação de produtos tem se tornado crucial nos processos criativos, e é necessário que nós façamos uso disso. A Biomimética tem sido uma bela aliada aos criadores, e tem proporcionado também um maior conhecimento acerca da maior designer de todos os tempos: a Mãe Natureza, que além de não cobrar direitos autorais se algo for copiado, ainda tem os melhores exemplos de como as coisas devem ser utilizadas em seus meios. Sendo assim, a Biomimética está aí, em todo o lugar. Apenas o que precisamos fazer é observar e aplicar em nosso cotidiano, quando possível, para que assim consigamos chegar mais perto da eficiência e de um design “natural” e funcional.
Fonte: http://designculture.com.br/desvendando-a-biomimetica-e-suas-principais-aplicacoes-no-design
Fonte Imagem: http://clorofila-design.blogspot.com.br/2011/09/arquitetura-beijing-aonatural.html
Comments